Instagram

Follow Me!

limadest

Assisti: Meu Pé De Laranja Lima

Fui assistir Meu Pé De Laranja Lima logo no fim de semana de estreia. O livro foi um dos primeiros que me fez chorar (não que seja uma tarefa complicada, sempre fui chorona), também teve duas adaptações para novelas: uma na TV Tupi em 1970 e outra na Band em 1980. Eu não era nascida ainda, mas tenho a impressão de ter assistido alguma reprise em algum momento da minha infância, ou talvez sejam as imagens que criei na cabeça enquanto lia o livro se misturando com a realidade.

lima1

A história é a seguinte:

Zezé é um garoto de 8 anos que, apesar de levado, tem um bom coração. Ele leva uma vida bem modesta, devido ao fato de que seu pai está desempregado há bastante tempo, e tem o costume de ter longas conversas com um pé de laranja lima que fica no quintal de sua casa. Até que, um dia, conhece Portuga, um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seu melhor amigo.

lima2

A versão dirigida por Marcos Bernstein é muito bonita. A fotografia é maravilhosa e o roteiro tem umas sacadas incríveis. Amei como contaram essa história que ouvi tantas vezes. Zé de Abreu faz o papel do Portuga, e é de tocar o coração. Destaque também para o pequeno que faz o papel de Zezé, o João Guilherme de Ávila (que é filho do cantor Leonardo). Vi muitas pessoas levando filhos pequenos no cinema, não acho que seja um filma pra criança – mesmo porque a classificação é 12 anos. Zezé sofre pra caramba na história, apanha da família, é rejeitado, tem alucinações… É um filme pra adultos, pra gente se lembrar como é ser pequeno e se emocionar.

Todo mundo chorando no final. Vale a pena. Aproveita que o filme ainda está em alguns cinemas do circuito nacional!