Instagram

Follow Me!

  • Home
  • /
  • Sem categoria
  • /
  • Controle financeiro: como não sair comprando feito uma louca.

Controle financeiro: como não sair comprando feito uma louca.

Sei que algumas pessoas que me conhecem vão pensar “quem é essa menina pra falar sobre isso?”. Mas olha, essas pessoas ou não me conhecem a tempo o suficiente ou não sabem como eu sou agora.

Eu tinha um problema de compulsão por compras muito sério. Cartão de crédito na minha mão era um perigo (e se eu tenho problemas financeiros hoje em dia é justamente por causa desse maldito), principalmente se eu ficava triste. Porque quando a gente tá deprê, acha que comprar um sapatinho – ou dois, ou três – vai fazer tudo ficar bem – claro que não vai. Só vai adicionar um motivo pra você ficar ainda pior mais pra frente quando a fatura chegar, acredite!

Sabe o que fez eu pensar em escrever um post sobre isso? Uma situação que vivi hoje. Eu fui na renner e vi uma saia longa, cinza, plissada e de malha. Tá na moda, eu fico bem com saia longa então levei pro provador. Aí provei e amei. Mas não comprei.

O problema é que quando você faz compras sem pensar, acaba comprando coisas que não precisa. Então eu desenvolvi uma técnica que faz com que eu me sinta culpada pense duas vezes antes de comprar qualquer coisa. Meu grande problema é roupa. Uma blusa aqui, um casaquinho ali, uma legging acolá e quando eu vejo gastei um dinheiro que nem tinha e depois quando precisar ou quiser não vou ter. Quantos shows incríveis eu deixei de ver, viagens que deixei de fazer e lugares que deixei de ir com meus amigos porque gastei meu dinheiro com algo que não precisava? Foi quando perdi um show que queria muito ir que comecei a pensar no que realmente deveria ser minha prioridade.

Pra conseguir controlar esse desejo louco, eu me faço as seguintes perguntas:

1) Eu posso comprar isso? Pense se você tem dinheiro sobrando e suas contas estão em dia. Nunca deixe de pagar algo que você PRECISA pagar – principalmente se essa conta tem juros – pra comprar um supérfluo.

2) Eu estou apaixonada por isso? Porque se você pegou uma blusa, vestiu e não AMOU não vale a pena. Vai acabar usando algumas vezes e largando lá.

3) Eu tenho aonde usar isso? Esse é o motivo pelo qual eu parei de comprar salto alto. Tenho alguns antigos que são lindos e atemporais e SÓ. Claro, morro de vontade de ter um saltão meia pata de glitter… mas eu tenho fascite plantar, quase não vou pra balada e quando vou quero dançar horrores em vez de ficar sentada porque o pé tá doendo. Pra trabalhar, nem pensar: eu trabalho sentada, mas uso transporte público. Já tentou pegar ônibus de salto? É a mesma coisa de um vestido de festa, por exemplo: eu nem vou a tantas festas assim – nem me lembro a última vez que fui a um casamento.

4) Eu tenho outras coisas que combinam com isso? Porque, sério, você tá morrendo por aquele casaco mostarda mas tudo no seu armário é verde limão. Não compre uma peça de roupa que não vai conseguir usar. Pense se você consegue fazer no mínimo quatro combinações com as peças QUE JÁ TEM – e não vale usar como desculpa pra comprar MAIS roupas e compor looks. Se você não consegue adaptar a peça ao seu armário, é porque ela não deve estar lá.

5) Eu preciso disso? Acho que algumas peças são necessárias no armário (vou fazer um post sobre isso mais pra frente) e com elas você consegue compor milhões de looks pra várias situações. Claro que vez ou outra vai ter algo que faz parte de uma tendência x e você quer – não é porque você está se controlando que não pode comprar nada, mas quanto mais você se controlar com coisas que não precisa ou não quer tanto mais você vai poder gastar futuramente com o tal do casaco mostarda.

Ah, quer saber porque eu não comprei a saia plissada? Porque ela custava cem reais na Renner. Primeiro que não acho que valha tudo isso. Segundo que eu não consegui pensar em quantas ocasiões eu poderia usar (ok, posso usar pra passear de dia ou ir trabalhar mas está ficando frio e eu não vou usar saião no frio). Terceiro que eu posso usar esse dinheiro pra comprar três blusas ou uma camisa nova, ou um vestido. Quarto que a saia não combinou tão bem com meu armário: eu não tenho um sapato legal pra usar com ela, por exemplo. Então por mais que eu tenha amado e tenha ficado linda em mim, não é o momento de gastar dinheiro com isso (mas meu aniversário tá logo aí, se vocês quiserem me dar de presente… hehehe).

Aprenderam?

  • que post fofo dani, me identifiquei! é muuuito difícil resistir as tentações quando o assunto é roupa! sou daquelas que até sonha com vestido ou sapato que namorou na vitrine! rs beijos

  • Eu entendo bem esse drama. Mês passado comprei uma rasteira de oncinha que não custou nem 30 reais, mas que eu não precisava porque tenho um armário LOTADO de sapatos. Não usei a danada até hoje e me sinto culpada quando olho pra ela. rs.. Depois dessa, estou tentando usar mais aquela regrinha: vejo uma coisa na loja e gosto? Então vou pra casa, espero uns dias e se eu ainda quiser muito aquilo, só então volto pra loja. Não tem mais o produto? Que bom, pois deixei de gastar. kkk

  • Ah sou totalmente consumista e esse post ajudou muito!! 

  • Amei o post, Dani! 

    Finalmente, depois de anos passando perrengue com grana e cansada de dar roupas com etiqueta ainda pros outros, eu também aprendi a segurar a onda do cartão de crédito. Antes eu tinha 3 cartões, mais os cartões da loja e passei por uma fase negra em que ou eu tava dormindo, ou estava chorando, ou estava comprando. E comprando tranquera. 

    Essas suas dicas são super, super válidas, principalmente a sobre ter onde usar a tal coisa que tá ali toda compravelzinha na sua frente e a sobre combinar com outras coisas que eu já tenha. 

    Hoje em dia, tenho cartão de crédito só e uma única regra de ouro: em caso de dúvida, não compre. :) Com essa regra aí virei adepta ao vi, amei, levei que deixam as vendedoras até espantadas com a rapidez com que entro, vejo, provo, pago e vou embora. Parei de fazer força pra gastar e tô muito mais feliz. 

  • Erica

    Oii Comprei essa saia sexta feira lá na Renner por 19,90!!! Estava procurando um look na net com ela e achei seu blog, lindo por sinal! Dá uma passada lá na loja e leva a saia! Está suuper em conta! bjs