Instagram

Follow Me!

  • Home
  • /
  • Livros
  • /
  • O que você deve levar de O Ano Em Que Disse Sim

O que você deve levar de O Ano Em Que Disse Sim

Já faz alguns meses que terminei a leitura de O Ano em que Disse Sim, o super falado livro da Shonda Rhimes (a cabeça por trás de séries como How To Get Away With Murder e Grey’s Anatomy). Confesso que precisei de um tempo pra digerir porque algo ali não me parecia certo, mas eu não conseguia decidir o que era.

No livro, Shonda conta como mesmo tendo tudo o que podia ter, não estava feliz. Em busca dessa felicidade ela decidiu se abrir para novas possibilidades, dizendo sim para todas as coisas que ela não fazia antes como dar entrevistas, participar de programas de televisão na frente das câmeras, receber prêmios, fazer discursos, etc. Ela conta como passar um ano inteiro dizendo sim a mudou completamente e inclusive foi essencial na sua perda de peso.

Primeiro de tudo: é basicamente um livro de auto ajuda com uma narrativa pessoal e o jeito divertido de Shonda. Mas continua sendo auto ajuda. Se você não curte esse tipo de livro provavelmente vai se entediar lá pela metade. Eu me entediei, mas persisti.

Segundo de tudo é que você precisa de um certo distanciamento pra entender como deve aplicar essa coragem da Shonda na sua vida diária. É muito fácil falar sim pra tudo quando se tem a vida de uma roteirista milionária. Mas quando a gente já se sente sobrecarregado no dia a dia tendo duas, três, quatro jornadas diárias, como encontrar tempo pra falar sim pras coisas que nos desafiam?

Confesso que me senti meio ansiosa quando li o livro porque eu sei que existem muitas coisas as quais eu gostaria de dizer sim, mas não consigo. E não conseguir é ok, mas quando a gente simplesmente apenas pensa que não pode ou não consegue é que devemos nos questionar. Mas também me deu coragem pra tomar uma atitude e me enfiar numa aventura que tenho certeza que vai ser incrível. Em breve conto mais sobre isso :)

Acho que o importante de tudo é aprender a escolher suas batalhas. Fazer as escolhas certas, que vão ser melhores pra você a médio e longo prazo. Mas ao mesmo tempo saber dizer não e pedir ajuda são atitudes essenciais pra que você possa criar as ferramentas necessárias para se aventurar no seu próprio ano do Sim.

Tudo bem se for um Ano do Às Vezes Sim. A gente entende.

E, acima de tudo, não se comparar com as pessoas. Porque a gente tende a ver só o lado glamuroso – seja da Shonda ou das minas que você segue no Instagram – mas ninguém mostra como é difícil fazer tudo sozinha. Ninguém compartilha os momentos em que está desmoronando. E todo mundo desmorona uma hora.

Até a Shonda.

O livro tá com um precinho mara na Amazon. Você pode comprar clicando aqui: