Instagram

Follow Me!

5DicasAnsiedade

5 dicas para combater a ansiedade

Algumas semanas atrás eu falei aqui sobre viver com o transtorno de ansiedade e não esperava a quantidade de respostas que recebi, não só nos comentários mas também por mensagens e e-mails. É inacreditável a quantidade de pessoas que vivem com esse tipo de problema e se sentem sozinhas porque acham que ninguém vai compreender.

Quando comecei a perceber que o que eu tinha eram crises de ansiedade eu fiz o que todo mundo acaba fazendo que é PROCURAR NO GOOGLE. Nem sempre isso é bom, porque muita gente acaba se medicando e pulando a parte mais importante que é procurar ajuda de um psiquiatra E de um psicólogo (já falei antes que acredito que um acompanhamento com psicólogo é tão ou mais importante que os remédios, não caia na onda de só tomar remédio a vida toda e não fazer terapia). Mas eu também encontrei relatos de outras pessoas que passavam por coisas parecidas. Como eu não gosto de remédios e prefiro tratamentos naturais e homeopáticos sempre que for possível, minhas buscas eram mais seguras pois eu queria soluções que me ajudassem a controlar as

O que eu aprendi me ajudou muito, e venho ensinar pra vocês cinco dicas para controlar as crises de ansiedade e o estado ansioso no dia a dia!

1) Arrumar o quarto
Sim, um ambiente arrumado ajuda muito. Quando você está vivendo na bagunça e na sujeira, a ansiedade parece que piora. Sei que quando não estamos bem é mais difícil ter energia pra arrumar as coisas, mas eu sinto um prazer enorme em ver tudo limpinho depois. É como se a energia voltasse a fluir! Fora que é ótimo poder ver o chão do meu quarto novamente.

2) Exercícios de respiração
A maior parte das minhas crises de ansiedade acontecem em dois momentos: quando tenho algum evento social (como sair para um lugar em que precisarei socializar, ou um lugar com muita gente) e antes de dormir, que é quando todas as coisas do seu dia aparecem novamente na sua cabeça. O que mais ajuda nesses momentos é aquela velha dica: respire fundo. Tem dois exercícios de respiração que funcionam muito bem pra mim: quando eu estou em algum lugar público ou preciso sair em breve, eu tento focar na minha respiração, colocando as mãos no abdome e sentindo meu diafragma expandir e minha barriga levantar e abaixar, sempre lentamente (o processo de inspiração e expiração tem que durar mais ou menos uns quinze segundos). A respiração abdominal é muito mais relaxante pra mim (é quando você manda o ar “pra barriga” e não “pro peito”, sabe?). Antes de dormir, eu uso a técnica do 4-7-8: inspire em 4 tempos, segure por 7 tempos, solte em 8 tempos. Faça isso algumas vezes, relaxando seu corpo e concentrando-se na contagem dos segundos. Não me lembro de fazer mais que quatro ou cinco vezes e já estou capotada.

3) Bebidas quentes e um ambiente gostoso
Bebidas quentes e ambientes com velas e incensos sempre me ajudam. Mas atenção: evite chás com cafeína e café, porque ao invés de te ajudar a relaxar, podem te deixar ainda mais acelerado e ansioso. Se você tem crises de ansiedade antes de dormir, corte a cafeína ainda de tarde pra começar a preparar seu corpo pro relaxamento. Eu gosto muito dos chás de frutas como maçã e morango, e também de camomila e valeriana.

4) Um hobby que distraia sua mente
Muita gente fala mal daqueles livros de colorir, mas eles funcionam porque tiram sua mente dos problemas e te distraem. Fora que colorir é legal pra caramba. Não tenha vergonha de comprar um, ou imprimir desenhos da internet, mesmo. Se não é muito sua praia, encontre um outro hobby como manter um diário, bordar, estudar algum assunto, ler… Pra quem gosta de escrever, existem alguns livros de temas pra você ir escrevendo aleatoriamente , como o 642 Ideas To Write About.

5) Uma lista de músicas, filmes e séries felizes
Alguns tópicos nos deixam mais ansiosos do que outros, então é sempre bom ter à mão uma lista de músicas ou séries que você pode assistir com a certeza de que vai ser leve e alegre. Eu gosto de assistir séries de comédia e desenhos como Adventure Time e The Office, minhas favoritas do momento.

Além disso, ter uma alimentação leve e fazer exercícios sempre ajuda muito, mas esse é um processo a longo prazo. Comecei a fazer aulas de pole dance (mais sobre isso em breve!) há pouco tempo, mas já percebi que nos dias de aula eu durmo muito melhor.

Quero lembrar que isso é o que funciona pra mim. Cada pessoa tem seus rituais e algumas coisas funcionam melhor pra mim, não funcionam pra você, etc, etc.

E aí, tem alguma dica que você acha que faltou aqui? Deixe nos comentários!

  • Anna Kuhl

    Nossa Dani, tenho um post no rascunho sobre isso há séculos – e acho que não publiquei até hoje porque iria me sentir uma farsa, e faz realmente pouco tempo que consigo colocar alguns passos em prática. Adorei sua lista porque ela não tem nenhum mistério, não é nada que precise de muitos fatores externos para por em prática – respirar né gente ? Como nos esquecemos como isso pode nos ajudar ?
    Agora uma série que pra mim é batata é ver qualquer episódio do RuPaulo, sempre me dá vontade de viver, hahahaha. Passar roupa também me ajuda, mas tem que rolar uma coragem, hehe.
    Beijão, adoro eu blog <3

  • Amigos Posteridade

    Oi, super me identifiquei com tudo falado. Faço tudo e mais outras coisas no meu ritual, tive insonia, ja tomei remedio , mas o que esta valendo mesmo sao as coisas naturais que podemos fazer para controla -la . Cada um tem a sua ! Obrigada!!