Instagram

Follow Me!

  • Home
  • /
  • Beleza
  • /
  • Coletor menstrual, a melhor invenção dos últimos tempos

Coletor menstrual, a melhor invenção dos últimos tempos

Vocês sabem que eu não dou a mínima pra tabu, e menstruação ser um deles é o maior absurdo que existe. Toda (ou quase) mulher menstrua a maior parte da vida. Quem inventou que é algo nojento? Isso mesmo, os homens, que querem que a gente seja um ser depilado, limpo, imaculado e sem cheiro. Migos, chego aqui pra vos dizer: NOT GONNA HAPPEN! A gente sangra, tem cheiros estranhos, solta pum, faz cocô… igualzinho vocês.

COLETOR3

A menstruação é algo super normal, e aqui vai a explicação didática nível “Foi Assim Que Mamis Me Ensinou”: quando você está ovulando, seu corpo prepara uma ~caminha~ pro bebê. Aí você não engravida e essa caminha precisa esvaziar – isso é a menstruação! O sangue é super limpo e SEM CHEIRO – ele só fica com aquele cheiro estranho quando fica em contato com o ar.

Coletor2

Eu sempre achei que tinha o ciclo super intenso, e odiava ficar menstruada. Não consigo ir naquela onda de que temos que amar todas as etapas de ser mulher. Minha menstruação é o maior sofrimento, eu tenho uma TPM horrível que me deixa debilitada, sem conseguir andar e conviver com outras pessoas, e eu sangrava muito e por muitos dias. Pra piorar, eu não consigo usar absorvente interno e o externo às vezes me dá uma espécie de alergia na pele. É uma alergia de contato, muito comum, mas como a gente não pode passar hipoglós e ficar com as pernas abertas pra cima e tem que trabalhar, estudar, etc, acaba se tornando muito incômodo.

Coletor1

Ano passado eu recebi um Holy Cup pra testar, que é um coletor menstrual de formato super maleável. Antes dele, eu tinha tentado uma outra marca chamada InCiclo com o qual eu não me adaptei pois mesmo pegando o tamanho mais indicado (o menor, pra mulheres que não tiveram filhos) eu achei ele muito grande e com o material muito rígido. Achei que incomodou na hora de colocar e tirar. Quando recebi o Holy Cup vi que a diferença era bem nítida – o material é mais macio, ele é mais molinho e menorzinho.

Ah, vale lembrar que esse produto não é um publi. Eu recebi, testei e gostei muito – durante o meu ciclo já mandei mensagem pra várias amigas falando pra elas investirem de tão maravilhada que fiquei! Hahaha.

Fiquei com medo de vazar, porque é muito pequeno, como vocês podem ver nas fotos, e eu sempre acreditei ter o ciclo intenso. Aí que vem a surpresa: com o coletor, você pode ficar até 12 horas – ao contrário do absorvente que deve ser trocado a cada 3 ou 4 horas. Eles sugerem que você tire o coletor pra limpar a cada 6 horas, mas eu estava na rua fazendo mil coisas e esqueci. Acabei ficando as doze horas e o coletor não estava nem na metade. Lavei na pia e coloquei de novo! Simples assim.

Não precisa ter nojo pois é algo que sai do seu corpo e não tem nenhum cheiro. No fim do ciclo, é só ferver por cinco minutos e ele está pronto pra ser reutilizado. Alguns modelos duram até três anos… Ou seja, em vez de comprar absorvente todo mês, você ferve o seu coletor e usa de novo. É MUITO MENOS LIXO sendo descartado e muito menos coisa acumulando no seu banheiro.

Além disso, é muito confortável. Nas primeiras vezes você precisa aprender a colocar, e é fácil, mas quando pega o jeito você não sente nada. Nos primeiros dias usei um protetor de calcinha achando que ia vazar, e é até bom fazer isso enquanto você está aprendendo como colocar… mas não vazou!

Lá nos EUA métodos alternativos de higiene feminina como coletores   menstruais são vendidos em farmácias, normalmente. Aqui, infelizmente ainda não é tão simples encontrar, mas você pode comprar pelo site do Holy Cup, . Custa R$77 e vem em diferentes cores e tamanhos.

 

 

  • Helena Agra

    é genial, né? e não tem cheiro mesmo! o que faz ter cheiro ruim é justamente o absorvente e tal. eu comprei um meluna, mas não consegui seguir usando pois ele é grande e meio durinho, não se ajustava direito… estou há horas pra comprar outro, vou seguir tua dica então! se esse é pequenito e macio ;D

    • sim, olha o gif com minha mão, dá pra ter uma ideia :)

  • Bia

    Eu uso o Mooncup, que segundo a fabricante dura até 10 anos. O meu já tem cinco e tá inteirão <3

    • a fabricante do holy entrou em contato comigo pra dizer que também dura até dez anos <3

  • Dayana Cardoso

    Gostei do nome! Haha

  • Cacau Ferreira

    Faz tempo que tenho vontade de comprar um, mas já tinha lido resenhas de que o inciclo era durinho. Vou testar esse, obrigada pela dica Dani. Beijos!

    • eles dizem que a mulher demora até três ciclos pra se acostumar totalmente. hoje eu já não sinto mais nada, coloco e tiro com facilidade. no começo é meio estranho, mas mais pq a gente fica nervosa….

  • Ja uso há um tempo estou in love ( é o meluna igual ao holy) a saúde feminina, o bolso e o meio ambiente, agradecem ! ;)

  • Gostei! :) Parece ser macio, já fico nervosa achando que esses plásticos vão machucar… :(

    • Essa marca é super macia! Tem gente que se adapta mais com os mais rígidos, mas eu não gostei…

  • Que legal Dani! Acho que vou comprar um para experimentar!

  • Faz tempo que quero comprá-lo. Só de pensar nas toneladas de absorventes que são descartados diariamente e poderiam ser evitados, bom, já é uma baita evolução. Bjs

  • Ana Calegari

    Pena que seja tão caro.

    • Ana, se você fizer as contas que esse coletor dura até DEZ ANOS… pensa quanto você gasta em absorvente nesse tempo todo?

      • Ana Calegari

        Verdade :)

  • Legal!

  • Anaaa…se pensarmos em economia, saúde e meio ambiente..não é tão caro assim…ele dura até uns 10 anos..entra aqui p. esse grupo..ele é só mulheres..vamos te dar dicas tbm https://www.facebook.com/groups/113817451991797/?fref=ts

  • Lívia Saraiva

    Faz tempo que estou pensando em aderir ao coletor. Como faço pra definir o melhor tamanho? Me preocupo também com a ponta dele, ela fica pra fora ou dentro? Não incomoda?

    • Oi Livia! Nos sites das marcas tem o tamanho indicado pra cada tipo de fluxo, e também varia se voce já teve filhos ou não. O meu, da foto, é o P.

    • Bia

      Lívia, tô usando o InCiclo e devo dizer que minha única reclamação é realmente a pontinha. Já cortei como indicam mas, dependendo de como sento, ainda sinto um pouco. Tô pensando em comprar o HolyCup, que como a Dani mostrou, é mais molinho, mas ainda assim não sei se a pontinha será mais macia também.

      Enfim, cada corpo é um corpo, né?! Mesmo com esse incômodo ás vezes, nã volto pro interno não :P

      • Dany

        Compra o modelo q tem bolinha no lugar da haste. Eu tenho e não troco por nada!

      • Dany Lively

        Bia, vc usa o InCicloPédia?? Que legal!! Deve ensonar educativamente como aplicálo e deixar de lado os absorventes tradicionais, hahaha :P

        #sorrynaoresisti

    • Isabella Branquinho

      Livia, estou usando pela primeira vez no ciclo desse mês. Comprei da marca MeLuna, também alemã, mais maleável que InCiclo (dizem que a haste incomoda). Já pensando nisso comprei o com haste de bolinha, não machuca nadaaaaaaa, muito muito bom mesmo.

  • Andrea

    Gente, tenho 2 duvidas bem “na pratica da coisa”: o video mostra a mulher dobrando o coletor e colocando num cano que tem uma abertura bem mais larga que uma vagina.. Ele não machuca pra colocar? Precisa dar uma forçadinha?
    Outra dúvida é para tirar, ele dá uma dobradinha de leve, justamente para passar na entrada da vagina. Se estiver “cheio” ou quase cheio, com essa dobradinha, não vaza pra fora no momento de tirar?

    • eu não usei ainda, mas para colocar acredito que seja tipo um absorvente interno

    • Bia

      Andrea, eu uso o InCiclo que, aparentemente, é bem mais durinho que o HolyCup. A entrada da vagina é beeem elástica, então segurando as bordas, dando uma empurrada e ajustando, não dói nadinha – pra mim é mais incomodo colocar um absorvente interno (que é super seco) que o coletor que, por ser de silicone, desliza fácil.

      Já sobre vazar, meu fluxo é bem pouco, porém já ouvi váários relatos de meninas que achavam que tinham fluxo bem intenso, mas com o coletor, que tudo fica guardadinho, descobriram que nem era tão intenso assim. De qualquer maneira, eles dizem que pode ficar até 12h sem limpar, porém com o uso você descobre qual a frequência ideial para você. No mais, você normalmente vai tirar o coletor sentada no vaso sanitário, então se vazar um pouco não tem problema ;)

      Espero ter ajudado um tiquinho! Beijo!

    • Dany Lively

      Olha, eu ainda não utilizei, mas creio que seja como colocar uma camisinha feminina, que mesmo sendo um pouco diferente um do outro, o mecanismo de aplicação é bem parecido, procure treinar primeiro com a camisinha só pra e adaptar.

    • Isabella Branquinho

      Eu uso o MeLuna, mais molinho que o Inciclo, e não machuca para colocar nem para tirar de modo algum! O material desliza que é uma beleza :) To usando pela primeira vez e até agora não teve 1 vez sequer que estivesse muito cheio haha (e olha que passo o dia todo com ele) – aliás, achava que meu ciclo era intenso ATÉ usar o coletor. Mas para tirar você estará ou sentada no vaso ou em pé no banheiro, então imagino que mesmo que chegue a vazar no momento de tirar não será grande problema.
      (Aliás, se for retirar fora de casa sempre levar uma garrafa d’água para lavar antes de recolocar!)

  • pensem nas 12 vezes que vocês gastam todos esses anos para comprar diferentes tipos de absorventes e que vamos combinar? sempre vaza e acaba sendo uma grande contribuição para a poluíção … não conhecia o coletor menstrual, mas na hora me chamou atenção e já aderi a ideia! além de ser bem mais prático e competente. acabei de encomendar o meu pelo site da holy cup! anciosa!

  • Adriana Araujo

    Adorei a idéia de economia e do meio ambiente, há vários anos só uso o interno, por ser bem mais confortável, e está ficando mais caro a cada mês. #partiucompraholycup hahahaha

  • Bia

    Dani, a pontinha desse é molinha também? Pergunto pq estou há alguns meses usando o InCiclo. Acho tudo o máximo, mas a pontinha (já cortei como indicado) ainda me incomoda um pouco dependendo de como sento. Tô inclinada a comprar outro – o HolyCup tá bem mais em conta que o MoonCup, oba! – mas me preocupa esse lance da pontinha, se incomodar igual vou ficar brava de ter comprado outro, hahah!

    Obrigada!

  • andressajordano

    Dani, to usando coletor pela primeira vez e nossa <3 <3 <3 Queria muito o Holy Cup, mas ele nunca tá disponível lá no site quando vou ver, então acabei comprando o Inciclo. O único problema que eu tive foi com a haste dele, cortei um pouco e diminuiu o incomodo, mas ainda preciso cortar mais. A haste do Holy Cup incomoda? Quando meu tamanho ficar disponível quero comprar pra comparar :) Tirando essa questão, ele é MARA! Tive uma certa dificuldade pra aprender a colocar direitinho, mas já peguei o jeito. Ainda não to 100% na ~arte~ de tirá-lo, mas acho que logo pego o jeito. A sensação de liberdade é maravilhosa! Quando a haste não tá "pegando" nem parece que estou com ele, é perfeito.

  • Nathalia Pereira

    Meninas, na Loja do Portal EcoHospedagem temos o coletor a venda!! http://ecohospedagem.lojaintegrada.com.br/coletor-menstrual-inciclo
    A Loja do Portal EcoHospedagem só vende produtos que tenham alguma relação com a sustentabilidade… e o coletor menstrual não podia ficar de fora. É uma opção prática, econômica e sustentável para as mulheres!

  • Dany Lively

    Sei não, to com receio viu…..à primeira vista é minúsculo! E na hora dde retirar, o fluxo acumulado deve sair tudo de uma vez!!!

  • Isabella Branquinho

    Eu comprei um MeLuna M no mês passada, doida pra testar a novidade. Também tenho alergia de absorventes, me sinto muito incomodada com cheiro e quantidade da minha menstruação e OB me machuca demais, resseca etc. Então quando soube do coletor fiquei maravilhada!!
    Apesar do fluxo intenso decidi comprar o M pq tive medo do G incomodar. E ainda encanei que tenho o colo baixo, então comprei a linha especial da MeLuna para quem tem. Escolhi o puxador de bolinha tb.
    Estou usando agora no ciclo desse mês. Ainda descobrindo que tal, mas até agora simplesmente estou AMANDO. Que coisa linda! 0 cheiro, 0 incômodo! Como é possível ter um trem desse tamanho dentro da gente e ser tão natural?? Sinto que ISSO que é vida.
    Gostei muito da sua postagem e acho que temos mesmo que doutrinar muitas irmãs para a causa. Finalmente aprendi a me amar “naqueles dias”.

  • copinho das divas

    Tenho Coletor pronta entrega transparente e colorido ( uso e recomendo ) estou em SP, envio pra todo brasil com opção de parcelar, acompanha saquinho para armazenamento, manual do fabricante e as dicas pessoais, segue link da loja virtual http://www.copinhodasdivas.com.br

  • Mariana Ribeiro

    Esse do gif é P ou M?