Instagram

Follow Me!

slutshaming_thumb

O que é Slut Shaming?

Fiquei um pouco em dúvida se eu continuava essa série ou não, mas o vídeo sobre Sororidade teve uma quantidade bem legal de visualizações e isso me deixou feliz! Resolvi fazer mais alguns vídeos explicando alguns conceitos que eu acho que todo mundo deve saber pra que a nossa vida seja mais pacífica e nós estejamos um passo mais perto da igualdade de gênero, e também de acabar com o machismo, o preconceito e a homofobia :)

Hoje vou falar um pouco sobre um assunto que esteve muito nas notícias esse ano com o boom de vídeos vazando no whatsapp. É o slutshaming.

(eu tava com calor e sem voz nesse vídeo, não liguem, tá?)

Eu esqueci de contar no vídeo um caso que aconteceu comigo!

Em junho, uma pessoa adicionou vários amigos meus no Facebook, todos homens, e saiu perguntando se eu era gostosa de verdade pessoalmente. A pessoa dizia que era recrutadora de uma agência de camgirls, que tinha fotos “safadinhas” minhas e que poderia passar se o cara ajudasse. Disse que eu queria virar camgirl mas que ela queria referências de pessoas que me conheciam pessoalmente. Essa pessoa adicionou desde amigos a familiares e gente do trabalho que eu tinha acabado de entrar. Foi bizarro. Uma hora um amigo veio me contar e eu postei no Facebook falando que não, eu não estava tentando ser camgirl, mas que se estivesse não teria nenhum problema com isso. Foi uma tentativa de me desmoralizar, como se ser camgirl me tornasse indiga do respeito das pessoas.

Eu tenho fotos sensuais na internet (lembra quando eu saí no site da Trip?) e na época que saiu, foi uma chuva de slutshaming. Era um absurdo o que comentavam no Facebook da revista, no meu… mas eu nunca dei atenção pra essas coisas então elas não se perpetuaram. O corpo é meu e eu não tenho nenhum problema em mostrá-lo se eu quiser. Se a escolha é minha, eu mostro mesmo. Isso não quer dizer que eu esteja interessada em fazer sexo com qualquer pessoa que chegue ou que alguém tem o direito de me falar abobrinha. Como eu sempre deixo isso bem claro, as pessoas não seguem em frente no slutshaming comigo simplesmente porque não funciona.

Se você quer saber mais sobre slutshaming, sugiro estes links:

Cultura do estupro e Slut Shaming, por Jarrid Arraes, no Blogueiras Feministas
Sobre pensar antes de postar e slut shaming na internet, por Vanessa Raposo, na Revista Capitolina

Qual o próximo tema que você acha que eu devo falar aqui? Deixe sugestões nos comentários, por favor! :D

  • andressajordano

    Dani, amei o víde o post! Slutshaming é uó e espero que, aos poucos, mais pessoas entendam isso <3

  • Muito legal o vídeo, Dani, já está na hora das mulheres aprenderem a parar de sabotar as outras, vou compartilhar <3