Instagram

Follow Me!

PartidasSaudade

Saudade não tem tradução.

Outro dia eu quis dizer pra uma pessoa que não fala português que eu estava com saudade. E tentei explicar de todos os jeitos como é esse sentimento que ferve nosso peito. Essa ausência palpável que vira uma massa gelatinosa nos sufocando na cama quando os primeiros raios do dia atravessam a janela. Que é quase visível na cadeira vazia ao nosso lado no cinema. A falta da companhia no banho, no sonho, na fome. O comentário sobre uma música, filme ou livro qualquer que fica perdido no silêncio. Agarrar o cheiro no travesseiro quando ele nem está mais lá.

Saudade não tem tradução. E talvez seja uma coisa muito nossa, muito brasileira, sentir tanta saudade. Saudade de tempos que não voltam mais, de pessoas que não voltam mais e até de músicas que não se ouve mais. Eu tenho saudades de subir nos pés de manga do meu quintal em Atibaia, da adrenalina que surgia com o medo de cair de uma altura de mais de dois metros. Saudades de ir na Galeria do Rock antes de um show no Hangar 110 e comprar um álbum do Dominatrix com o dinheiro do meu primeiro emprego. Saudades  de um milhão de beijos que eu nunca dei, dos olhos que nunca decorei qual a cor, de cheiros que nem sei mais quais são.

Quando a gente ama, dá saudade todo dia, antes mesmo de se despedir. Saudade por antecipação, ansiedade pelo próximo beijo que pode ser dali a duas, doze ou um milhão de horas. E tem a saudade que não se sabe quando vai acabar. Aquele adeus sem data de volta, sem passagem comprada. “Um dia, quem sabe”. Eu guardo no meu peito uma mistura dessas duas que é quase fatal. Mas que me leva adiante.

PartidasSaudade

 

Então eu disse pra esse amigo que saudade é quando a gente quer muito que alguém esteja perto, mas a pessoa não está. E eu sei que foi uma explicação pobre e pouco abrangente. Mas talvez ele precisasse amar as pessoas, as coisas e a vida como um brasileiro ama  pra conseguir entender. Não tem Copa do Mundo que vá ensinar a um estrangeiro como fazer isso.

Só uma brasileira pode.