Instagram

Follow Me!

Pra fugir da academia: natação

Gente, eu tentei. Juro que tentei frequentar a academia! A real é que eu não gosto. Não sei se meu problema foi a Runner, a falta de companhia, falta de acompanhamento ou se simplesmente não gosto dos exercícios mesmo. Acho que é um pouco de tudo.

Ir na academia de manhã e sozinha é muito chato. Eu queria ter alguém que fosse comigo, mas o Chico também não gosta e eu não tenho nenhum amigo que faça academia lá. Fora isso, os instrutores não são muito atenciosos porque está tudo sempre muito cheio. Se eu for depois do trabalho, foi encontrar uma quantidade enorme de bombados que não respeitam quem não levanta 400 quilos nas pernas e ficam fazendo cara feia para os iniciantes. A Runner também não tem uma grande grade de aulas como outras academias (vejo o pessoal que faz na Competition muito satisfeito). Então se não dá pra fazer musculação e a Jump só tem às 18h, meu plano anual está lá, quase vencendo, e eu parei de ir.

Só que fazer exercícios é super importante, então quando descobrimos que Chico podia se associar ao SESC como comerciário e que com uma união estável eu poderia ser dependente dele, nos inscrevemos! Como comerciário (você pode ver se sua empresa tem convênio caso você seja contratado CLT) a inscrição é gratuita e os cursos tem um desconto absurdo. Pra se inscrever como usuário tem  uma taxa de 57 reais POR ANO e os cursos ainda são baratos, mas tem um valor um pouco maior. Aí resolvemos começar a natação livre!

Acho que quase todas as unidades do SESC da capital paulista tem piscina. Pra poder nadar é só fazer o exame dermatológico (9 reais pra comerciários e 18 pra usuário) que tem validade de seis meses! Aí tem que usar touca e levar um cadeado pra fechar suas coisas no armário do vestiário. Eu recomendo muito o uso de óculos de natação porque piscinas compartilhadas tem muito mais cloro. O Chico ficou com os olhos super irritados de nadar sem óculos.

No SESC Vila Mariana a piscina é dividida. Metade fica pra aula de hidroginástica ou natação, dependendo do horário, e recreação – pessoas com crianças normalmente. A outra metade é dividida em duas raias – uma para nado intermediário e outra para nado avançado. Eu fico na de nado avançado porque minhas pernas compridas de sapo me fazem deslizar rápido, segundo o salva-vidas que fica lá o tempo todo :)

Se você não tem nenhum problema nos ouvidos, a natação é um dos esportes mais completos que tem. Desenvolve a resistência, a força, trabalha os músculos e a capacidade aeróbia. E, sim,  natação emagrece!  São mais de 500 calorias em uma hora de nado livre moderado. Se você souber nadar borboleta, pode gastar até 800 calorias por hora.

Depois de nadar eu vim trabalhar muito mais disposta. Parece que o cérebro acorda! Estou cansada, claro, porque não me exercitava há algum tempo, mas meu cérebro está super ativo.

Fica a dica! :)

Que outros esportes vocês fazem pra fugir da academia?

  • Giovanna Sacche Salles

    Tenho a maior saudade das minhas aulas de natação, não há exercício mais relaxante do que isso. Infelizmente parei quando começei a trabalhar e estudar, ano que vem não tenho mais faculdade e lógico que eu vou voltar a piscina.

  • Fiquei com vontade :~

  • Raissa Kahn

    Eu faço academia antes do horário e tava ensaiando pra começar a nadar ao menos duas vezes por semana, mas sacrifica tanto meu cabelo que continuo enrolando por mais um tempo…rs

    • Raissa, usa touca! No SESC não pode nadar sem touca de natação, mas acho essencial tanto pra não ficar cheio de cabelo na piscina quanto pra proteger do cloro :)

  • Carla

    Muito bom, também passei por isso! Não gosto de academia…tentei, mas não rola!
    Agora faço natação no Sesc – Vila Mariana e estou adorando!

    Recomendado meninas! Não apenas pelo corpo, mas pela saúde!
    Ir para natação e ficar Zen o dia inteiro :)